Na imagem, uma mão está encostando num globo holográfico com pontos de luzes azuis, com o lado oposto com elementos de ícones de usuários.

Sistemas de Recomendação

Sabe aquela música que o seu streaming recomenda? Ou aquela sugestão de vídeo do YouTube? Como o aplicativo consegue alinhar suas preferências de curto a longo prazo para indicar os conteúdos que são mais pertinentes ao gosto de cada um?

Isso é possível graças a técnicas de softwares chamadas de Sistemas de Recomendações.

Conectar os clientes ao conteúdo adequado para eles é importante para o sucesso de qualquer organização. Por isso, atualmente, o uso de Sistemas de Recomendação é imprescindível, uma vez que sua atuação facilita a navegação e experiência de quem visita a página do seu negócio. Saiba mais!

O que são Sistemas de Recomendação

Aliando algoritmos, conceitos aplicados em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, os Sistemas de Recomendação conseguem personalizar e recomendar o conteúdo que mais tem relação com o perfil do usuário. Isso melhora a experiência do indivíduo e incentiva uma navegação mais contínua, com a finalidade de mantê-la mais tempo engajada e navegando pelo site.

Como funcionam?

Os critérios utilizados pelos Sistemas de Recomendação para realizar suas funções são variáveis. Usuários recém-chegados ao site não terão as mesmas indicações que usuários mais antigos, mas é baseado no comportamento de quem frequenta o espaço a mais tempo, que os Sistemas de Recomendação conseguem sugerir recomendações para os que estão visitando o site pela primeira vez, simplesmente por analisar as similaridades nas preferências de cada um.

Isso se deve a uma ferramenta de aprendizado da máquina (machine learning), que possibilita que o sistema consiga entender, adaptar e reconhecer os interesses, costumes e mudanças de gostos de cada pessoa, se adequando a esse fluxo.

A importância dos Sistemas de Recomendação

Lojas virtuais, serviços de streaming, redes sociais… apesar de atuarem em nichos diferentes, todas essas áreas têm um ponto em comum: uma grande quantidade de informações e dados disponíveis.

Sistemas de Recomendação são uma parte fundamental para o sucesso da sua empresa. No caso dos e-commerces, por exemplo, dada a grande quantidade de itens disponíveis, pode ser complicado manter o usuário no seu site, caso ele não encontre de maneira prática o produto que está buscando.

Nesse sentido, garantir que o consumidor encontre o que procura de forma rápida e certeira é um ponto que aumenta as chances de a compra ser efetuada.

Não apenas isso, mas focar na personalização da experiência do usuário pode resultar na recomendação de um produto que inicialmente não era visado, mas que combina bem com o que foi adquirido anteriormente. Isso cria a possibilidade de o consumidor adicionar este novo produto à sua compra.

Como escolher um Sistema de Recomendação

Sistemas de Recomendação são soluções importantes para todas as organizações. Por isso, é necessário analisar bem alguns pontos antes de escolher a melhor entre tantas opções.

Ao tomar essa decisão, você deve buscar aquele serviço que vai melhor atender certos pontos, como a integração com a sua plataforma e o tempo que ele levaria para estar implementado na sua loja virtual.

Vale considerar também questões como o saldo de cases de sucesso do sistema escolhido, constatar a existência de uma ferramenta de análise de resultados, se ele trabalha com ferramentas complementares e quais as condições de uso destas. Além disso, tão importante quanto, é verificar a necessidade de manutenção e configurações manuais do sistema contratado.

Com soluções elaboradas por uma equipe altamente qualificada, a 3Dot14 une compromisso e conhecimento, para auxiliar você a dar o próximo passo no campo da ciência de dados.

Entre já em contato para saber mais!